- Armazenar o leite materno
- Alimentar – a primeira vez
- Amamentar em público
- A dieta na amamentação
- Posições na Amamentação
- Mamilos Doloridos
- 15 Aplicações da HPA® Lanolina Lansinoh
- A importância da amamentação
- A ligação ao seu bebé
- Amamentar – os primeiros dias
- Selecionar uma bomba de extracção de leite materno
A dieta na amamentação.
Comer bem não significa necessariamente passar muito tempo na cozinha: muitos alimentos nutritivos são óptimos para lanches e podem ser preparados muito rapidamente. É sempre mais fácil “comer com fome”, escolhendo alimentos que mantenham a sensação de ter energia!
As mulheres que amamentam muitas vezes podem sentir sede, por isso certifique-se que ingere líquidos suficientes (água, leite e sumos de fruta não adoçados são boas opções) e tenha sempre uma bebida à mão quando se prepara para alimentar o seu bebé. Beba para satisfazer a sua sede, mas não exagere – não há uma ligação comprovada entre a ingestão de líquidos e o fornecimento de leite.
As mulheres que amamentam estão em maior risco de deficiência de vitamina D. 90% da vitamina D é produzida na pele com a ajuda da luz solar. O seu médico ou enfermeira de família podem aconselhá-la sobre os suplementos de vitamina D que estão disponíveis.
Embora existam excepções, a maioria das mães que amamentam acham que podem comer tudo do que gostam (com moderação, é claro), incluindo alimentos picantes, sem qualquer efeito sobre o bebé. No entanto, deve evitar alguns alimentos e determinados tipos de bebida:
Cafeína durante a amamentação
Demasiada cafeína durante a amamentação pode manter o seu bebé acordado durante muito tempo ou torná-lo incomumente exigente, por isso é melhor limitar a quantidade de bebidas ingeridas que contém cafeína (não apenas chá e café, mas também coca-cola e bebidas energéticas). Alguns medicamentos contêm cafeína, assim como o chocolate também contém uma substância (a teobromina) que é muito semelhante e pode produzir os mesmos efeitos.
Peixe gorduroso durante a amamentação
Comer peixe é bom para si, mas não ingira mais de duas porções de peixe gorduroso por semana. Os Organismos de Saúde aconselham um limite de ingestão de peixes gordurosos para as mulheres que amamentam porque podem conter baixos níveis de poluentes que se acumulam no organismo.
Álcool durante a amamentação
O álcool passa para os bebés amamentados em quantidades muito pequenas e é improvável que uma bebida ocasional prejudique o seu bebé. No entanto, é importante beber muito pouco (não mais de uma ou duas unidades, uma ou duas vezes por semana) quando está a amamentar.
Se pretende beber mais do que isso numa ocasião especial, expressar leite materno com uma bomba antecipadamente e armazenar, é uma boa ideia. Se bebeu álcool, nunca compartilhe uma cama ou um sofá com o seu bebé.