- Armazenar o leite materno
- Alimentar – a primeira vez
- Amamentar em público
- A dieta na amamentação
- Posições na Amamentação
- Mamilos Doloridos
- 15 Aplicações da HPA® Lanolina Lansinoh
- A importância da amamentação
- A ligação ao seu bebé
- Amamentar – os primeiros dias
- Selecionar uma bomba de extracção de leite materno
A ligação ao seu bebé.
A ligação ao seu bebé pode acontecer muito rapidamente, em minutos ou horas, após o nascimento, ou pode demorar mais tempo, e isso pode (mas nem sempre) depender de outros motivos. Por exemplo, talvez tenha havido complicações durante o nascimento, ou o bebé nasceu com problemas de saúde ou ele/ela sejas prematuro; pode haver muitos factores que contribuam para uma ligação não imediata, mas tal não significa que não suceda mais tarde.
A ligação com o seu recém-nascido é estimulada assim que o bebé nasce através do contacto com a sua pele e a sua parteira também irá aconselhá-la a amamentar logo após o nascimento. Se isso não for possível, não se preocupe, há muitas oportunidades para se relacionar com o seu “rebento”, uma vez que oportunidades não faltarão. Abaixo estão algumas actividades que pode fazer com seu bebé para ajudar a construir essa relação:
- Estabeleça muito contacto visual
- Fale e cante para ele / ela
- Amamente sempre que possível
- Dormir no mesmo quarto
- Massagem para bebés
- Responda aos seus gritos
- Muitos abraços
A amamentação é uma das melhores maneiras de se relacionar com o seu bebé, não só fornece nutrição, mas conforto, e representa um momento para crescerem juntos.
O processo de amamentar liberta oxitocina, que é a “hormona do amor” que promove a ligação entre mamã e bebé. Além disso, seu bebé ficará mais tranquilo com o simples cheiro do leite materno.
O contacto da pele com a pele durante a amamentação é muito tranquilizante e reconfortante, sendo considerado a primeira forma de comunicar do bebé. As suas expressões faciais comunicarão os seus sentimentos de amor e carinho e você notará que o seu filho tentará imitar essas expressões depois de algum tempo.
O seu bebé precisará da reafirmação da sua presença, depois de sair para um mundo de luzes brilhantes, ruídos altos e novos cheiros. A amamentação promoverá uma sensação de protecção, amor e proximidade, incentivando um vínculo emocional e apego que é vital para o seu desenvolvimento. A amamentação também pode prevenir doenças, aumentar a imunidade e melhorar o QI do seu bebé.
A ligação ao pai
Como pai, pode fazer quase todas as actividades descritas acima para ajudar a ligar-se com seu filho/a, todos menos um… amamentar. Tal, não significa que você não possa estar envolvido na rotina de alimentação, uma vez que seu bebé estará adaptado à amamentação, por volta das 6-8 semanas de idade. Pode haver momentos em que a mãe não pode estar presente para amamentar e você precisa alimentar o seu bebé com leite materno (previamente expresso e reservado). Neste caso, a técnica de alimentação com resposta estimulada deve ser adoptada para aumentar a ligação natural através de muitos contactos visuais e reagindo às suas necessidades. Este é um momento especial para o papá e o bebé e usar esta técnica não só torna a ligação mais forte como tem benefícios para a saúde do recém-nascido reduzindo o risco de obesidade infantil e diabetes e redução dos sintomas associados às cólicas, elhorando o desenvolvimento emocional e social.