- Armazenar o leite materno
- Alimentar – a primeira vez
- Amamentar em público
- A dieta na amamentação
- Posições na Amamentação
- Mamilos Doloridos
- 15 Aplicações da HPA® Lanolina Lansinoh
- A importância da amamentação
- A ligação ao seu bebé
- Amamentar – os primeiros dias
- Selecionar uma bomba de extracção de leite materno
A importância da amamentação.
Os estudos efectuados sobre amamentação têm demonstrado claramente os benefícios para a saúde da mãe e do bebé. Esses benefícios, incluem benefícios imediatos e benefícios a longo prazo, assim como benefícios psicológicos que ajudam a estabelecer uma ligação íntima entre a mãe e o bebé.
Benefícios para a mãe
A ligação ao seu bebé inicia-se na primeira amamentação. O contacto da pele com pele transmite uma sensação de conforto e segurança vitais para o seu bebé. Não se trata apenas de alimentar quando é necessário mas também do conforto de ter leite na temperatura certa quanto o bebé necessita e sem necessidade de esterilizar biberões ou transportar leite cada vez que resolve sair de casa. Adicionalmente, todo este conforto traduz claros benefícios para a mãe…
A primeira mamada do seu bebé, imediatamente após o nascimento, estimula a libertação de oxitocina (a “hormona do amor”), enviando um sinal aos seios para libertar leite para o bebé. A oxitocina estimula o útero a contrair-se, para evitar hemorragias e começar a retornar ao seu tamanho pré-gravidez. O aleitamento materno pode atrasar o aparecimento do período menstrual (conservando assim o ferro no corpo), contudo apesar de ter menos probabilidade de engravidar durante esse período, tal não é um método infalível, por isso é melhor não confiar totalmente nessa condição mas antes usar os métodos anticoncepcionais aconselhados.
Estudos demonstraram que os benefícios do aleitamento materno para as mães incluem:
- Um menor risco de cancro do ovário e uterino
- Um menor risco de cancro da mama pré-menopausa
- Aumento da força óssea, resultando em menos fracturas e risco reduzido de osteoporose na vida adulta
- Uma diminuição no risco de diabetes tipo II a longo prazo
Os estudos também sugerem que, devido ao aumento dos níveis de oxitocina, as mães que amamentam apresentam menos ansiedade e depressão pós-natal do que as mães que não amamentam. Assim como o facto de que o seu bebé tem menos probabilidade de sofrer de infecções respiratórias, diarréia e gastroenterite se for amamentado, fará menos visitas ao seu médico de família. Adicionalmente, a Prolactina, a hormona produtora de leite, tem um efeito calmante na mãe.
Outro benefício da amamentação para as mães é que a amamentação ajuda a mobilizar as gordura e queima até 500 calorias por dia, para ajudá-la a perder o peso que ganhou durante a gravidez, mais rapidamente. Uma mãe que use apenas alimentação artificial (biberão) precisará de andar de bicicleta durante uma hora para queimar estas calorias! Em geral, as mães que não amamentam têm menos sucesso em perder peso. Acredita-se que o metabolismo da mãe que amamenta sofre alterações de forma a regular os níveis de açúcar no sangue que juntamente com a perda de peso e níveis de colesterol mais eficientes, pode levar a um menor risco de problemas cardíacos.
Benefícios para o bebé
O leite materno é o único alimento desenvolvido especificamente para o recém-nascido, não pode ser reproduzido artificialmente muda à medida que o bebé se desenvolve, de acordo com as suas necessidades. Além disso, os nutrientes no leite materno são mais facilmente absorvidos do que os do leite artificial, e assim assegurar que o bebé está a obter o maior benefício, além de que passa a estar protegido pelos anticorpos produzidos apenas para ele e que são transmitidos pelo seu leite. Há benefícios a curto e longo prazo da amamentação para o bebé durante o tempo recomendado em que deve amamentar exclusivamente (6 meses).
Benefícios imediatos para o seu bebé
O seu filho sentirá uma sensação de conforto e segurança durante a amamentação, imediatamente, por isso é importante colocar o seu bebé no peito assim que for possível. O seu primeiro leite (colostro) ajuda-o a produzir as suas primeiras fezes para excretar o mecónio (as substâncias ingeridas no útero) e alinha o estômago e os intestinos para se defender melhor contra as bactérias e os vírus.
Se tem história familiar de diabetes ou alergias, se o seu bebé for amamentado, terá menos hipóteses de desenvolver estas patologias. Além disso, existem benefícios adicionais para o seu bebé e que o tornam menos propensos a:
- ficar obstipado, pois as suas fezes são mais suaves, ou ter diarréia
- ter problemas de flatulência (acumulação de gases) ou vómitos, após a alimentação
- sofrer infecções do trato urinário
- sofrer infecções no ouvido (otites)
- ser internado no hospital com gastroenterite e infecções respiratórias
O leite materno contém substâncias vitais para ajudar o desenvolvimento do cérebro, retina e sistema nervoso central do bebé, além de hormonas e factores de crescimento.
Benefícios a longo prazo para o seu bebé
Estudos indicaram que os benefícios da amamentação para o recém-nascido podem incluir:
- menor probabilidade de infecção pulmonar até à idade de 7 anos
- ser menos propenso a desenvolver eczema e asma
- um menor risco de se tornar obeso e sofrer de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e cáries dentárias na vida adulta
- seja mais provável que obtenha pontuações mais altas em testes de inteligência
Amamentação e bebés prematuros
Os bebés prematuros beneficiam particularmente com o leite materno, pois isso aumenta a sua vitalidade e protege-os contra as infecções. Caso o seu bebé não se consiga alimentar, você pode expressar e reservar, congelando o seu leite materno (e colostro) para ser administrado posteriormente ao seu bebé, por outros meios.