- Armazenar o leite materno
- Alimentar – a primeira vez
- Amamentar em público
- A dieta na amamentação
- Posições na Amamentação
- Mamilos Doloridos
- 15 Aplicações da HPA® Lanolina Lansinoh
- A importância da amamentação
- A ligação ao seu bebé
- Amamentar – os primeiros dias
- Selecionar uma bomba de extracção de leite materno
Mamilos Doloridos.
Muitas mães relatam que têm mamilos doloridos sobretudo no início da amamentação. Se tal acontecer, não entre em pânico, é um desafio bastante comum; 80-95% das mães experimentam algum grau de dor no mamilo. Muitas vezes, esta situação está associada a um mau posicionamento e/ou a má pega, pelo que o bebê não mama corretamente. Esta é a chave no estabelecimento da amamentação, se está a lutar contra isso, é sempre recomendável procurar o apoio da sua parteira/enfermeira ou conselheira de amamentação, em alternativa, visite o nosso site e veja as diferentes posições de amamentação que pode usar.
Enquanto procura ajuda de um profissional de saúde, o HPA® Creme de Mamilos Lansinoh pode ajudar a aliviar e a proteger os seus mamilos doloridos e fissurados. 100% natural, hipoalergénica e segura para o bebé e mãe, esta é a lanolina mais pura do mundo e o único creme de mamilos que recebeu o selo de aprovação da British Allergy Foundation. Uma grande vantagem da nossa lanolina é que além de não ter cheiro, cor ou sabor, não precisa ser removida antes de amamentar, ao contrário de outros cremes de mamilo que necessitam de ser removidos antes de amamentar.
É normal que os seus seios fiquem maiores, mais pesados e um pouco tensos quando começam a produzir mais leite. Ocasionalmente, esta plenitude pode levar à ingurgitação, com os seios a ficarem muito tensos e dolorosos. Se o ingurgitamento ocorrer, amamente muitas vezes no lado afetado, para evitar que o seio fique excessivamente cheio, se o peito estiver muito cheio ou o peitoral aplainado, expresse à mão se necessário ou bombeie um pouco de leite antes de amamentar, para suavizar o peito e o mamilo. Use as compressas terapêuticas TheraPearl 3in1 com frio entre as mamadas para aliviar a dor e garantir um descanso e fluidos suficientes. Use um sutiã de suporte adequado.
Algumas mulheres experimentam canais ou ductos bloqueados, o que pode ocorrer se o peito não estiver completamente drenado de leite regularmente, um ducto bloqueado sente-se como um pequeno nódulo duro que está dolorido ao tocar. Se isso ocorrer, é importante amamentar frequentemente no lado afetado, pois isso ajuda a libertar o bloqueio e mantém o leite em movimento. Use uma compressa terapêutica TheraPearl 3in1 a quente – que é muito fácil de aquecer no micro-ondas por alguns segundos e depois aplicada na área. Novamente, use um sutiã bem ajustado e de suporte.
Outro desafio que algumas mães podem experimentar é a mastite; a maioria dos casos de mastite é causada pelo facto de o leite não ser devidamente removido da mama e geralmente conduz a ductos bloqueados não resolvidos. Os sintomas incluem uma área vermelha e inchada na mama, que é quente e dolorosa ao toque, algumas mães também experimentam sintomas semelhantes a gripe. Tal como acontece com outros desafios, é importante amamentar frequentemente no lado afetado, bombear se necessário, e garantir que a mama seja totalmente drenada em cada amamentação. Aplique uma compressa terapêutica TheraPearl 3in1 a quente e descanse bastante.
Se tiver mamilos planos e o seu bebé tiver dificuldade em fazer a pega, precisa primeiro de adequar o seu mamilo e para isso pode usar o Lansinoh Inversor de Mamilo para ajudá-la.
Dicas para ajudar a cuidar dos mamilos doloridos:
- Verifique o posicionamento e o anexo. O seu bebé deve pegar uma boa parte da sua mama, com a língua na parte de baixo do seu mamilo
- Amamentar com freqüência pode ajudar. Um bebé precisa alimentar-se 8-12 vezes num período de 24 horas.
- Alimente primeiro com o lado dolorido, quando o leite estiver a fluir, troque de seio.
- Evite os discos de amamentação com suporte de plástico, pois mantém os mamilos molhados.
- Cremes que precisam de ser removidos antes da amamentação devem ser evitados, pois o acto extra de limpar, pode aumentar a dor do mamilo
Outras causas de mamilos doloridos nos primeiros dias:
Ingurgitamento– Se os seus seios estão muito cheios, isso pode dificultar o seu bebé a obter uma boa pega. Expressar um pouco de leite antes de amamentar, e amamentar pelo menos a cada duas horas com um espaço maior durante a noite, pode ajudar. O Ingurgitamento pode levar a mamilos temporariamente planos ou invertidos.
Freio curto – O freio curto pode ser tratado, e é aconselhável consultar um profissional de saúde.
Interromper a mamada – Interromper a mamada sem quebrar a sucção pode aumentar a probabilidade de obter mamilos doloridos. Se precisa de tirar o bebé do peito, primeiro, quebre a sucção colocando o seu dedo entre as gengivas do bebé.
Pode achar útil assistir ao nosso vídeo de amamentação, que inclui sugestões e dicas sobre como encaixar e como amamentar o seu bebé com sucesso – uma boa técnica pode ajudar a evitar a dor dos mamilos doloridos e permitir que fique mais confortável e relaxada.
Se notar uma inflamação da mama, pode ter um ducto de leite obstruído – leia o nosso guia sobre mastite para saber mais.
Se está a experimentar dificuldades com a amamentação, obtenha ajuda de um conselheiro de amamentação ou consultor de lactação. Consulte a sua enfermeira parteira ou enfermeira de família.